Procurando por ótimas dicas e conselhos sobre viagens? Você está no lugar certo! Confira a partir de agora 15 dicas de viagem que todo mundo precisa saber.

1) Faça cópias do seu passaporte e documentos importantes

Não se esqueça de enviar uma cópia por e-mail para você também. Você nunca sabe quando pode precisar de algum tipo de documentação com você e pode não querer carregar seu original. Além disso, se o seu passaporte for roubado, ter uma cópia será útil para o seu relatório policial.

2) Desacelere

Não tente visitar cinco países em três semanas de viagem. Todas as coisas boas acontecem quando você realmente aproveita o tempo para explorar. Você aprenderá sobre atividades que não estão em seu guia e conhecerá pessoas que estarão ansiosas para mostrar coisas interessantes a você.

3) Levante cedo

Levante-se antes do amanhecer! Pode parecer difícil, você quer descansar e relaxar no destino que está visitando. Mas, para ter as melhores atrações para si mesmo e evitar grandes multidões de turistas isso é o melhor a se fazer.

Além disso, levantando mais cedo você terá momentos mais oportunos para fotos devido à luz. Sem contar que é mais fácil interagir com os moradores locais também.

4) Tenha paciência

Você não pode controlar tudo, por isso não se preocupe com coisas que não estão a seu alcance. Afinal, a vida é muito curta para ficar irritado(a) o tempo todo. Então, se você perdeu o trem, por exemplo, não se preocupe, haverá outro em alguns minutos. Apenas respire fundo, prossiga e não esquente. Aproveite a viagem o máximo que puder.

5) Mantenha a mente aberta

Não julgue os estilos de vida ou costumes dos outros, se forem diferentes dos seus. Ouça opiniões com as quais você não concorda. 

É arrogante assumir que suas opiniões estão corretas e outras pessoas estão erradas. Pratique a empatia e coloque-se no lugar de outra pessoa.

Abrace diferentes possibilidades, opiniões, religiões, costumes e interesses. Pergunte. Você não precisa concordar com todos, mas pode se surpreender com o que aprenderá com as pessoas que conhece durante suas viagens.

6) Aprenda frases básicas na língua nativa do seu destino

Os moradores locais irão apreciá-lo e facilitará suas interações. Você não precisa dominar a língua, mas aprender algumas coisas como “Olá”, “Adeus”, “Obrigado!”, “Onde fica o banheiro?” Irá te ajudar a se envolver com os habitantes locais. E eles vão gostar que você está tentando.

7) Faça passeios gratuitos

Uma ótima dica para economizar dinheiro é participar de passeios gratuitos pela cidade quando você chegar. Esses passeios permitem que você se oriente melhor em um local desconhecido, veja alguns bons locais de fotografia para voltar mais tarde, aprenda fatos sobre a cidade e talvez faça novos amigos também.

8) Use protetor solar e beba muita água

Um bronzeado é um maravilhoso lembrete temporário de viajar para terras exóticas; bolhas e pele vermelha não são. Por isso, se estiver calor no destino que você for, é melhor aplicar constantemente proteção solar para evitar danos à pele e beba também muita água para se manter hidratado, pelo menos dois litros por dia.

9) Faça um seguro viagem

Ninguém acha que vai ficar doente, ferido ou que vai ser roubado enquanto viaja. Mas acontece quando você menos espera. 

Por isso, com seguro de viagem você não precisa se preocupar com contas hospitalares enormes ou equipamentos roubados quando eventualmente acontece. 

Dica bônus: não deixe de reservar com antecedência uma vaga em um estacionamento aeroporto Guarulhos se você for com seu veículo até o aeroporto. Assim, você irá deixá-lo em um local seguro enquanto você aproveita o destino.