Foto: HFR – Crédito:  Acervo Hospital Felício Rocho.

 

Essa é a primeira unidade de procedimento bariátrico vinculado à um hospital em Minas Gerais

A obesidade ou o sobrepeso é um problema que atinge a população mundial. E cada vez mais esse é um problema que preocupa as autoridades de saúde. A correria do dia a dia colabora para que as pessoas não tenho tempo para se alimentar da forma correta e muitas das vezes acabam fazendo um lanche na rua mesmo ao invés de almoçar ou até mesmo, optam por comer fast food porque é mais rápido e facilita a vida entre um compromisso e outro.

Pensando em oferecer um tratamento eficaz para devolver a saúde e fazer com que essas pessoas, que já estão obesas, e tem indicação de realização de uma cirurgia bariátrica, consigam ter uma vida mais saudável, o Hospital Felício Rocho, inaugura, na próxima quinta-feira (05/09), às 17h, o Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O objetivo da unidade é oferecer um atendimento multidisplinar para esse paciente, oferecendo em um mesmo lugar, o atendimento pré e pós bariátrica, além da realização da própria cirurgia. A nova unidade vai funcionar na Rua Platina, 33, no bairro Prado, na capital.

A equipe conta com 20 profissionais, entre cirurgiões geral e bariátricos, endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

Para xx do Hospital Felicio Rocho, essa nova unidade é um grande avanço e um importante ganho para a população que necessita de uma cirurgia bariátrica. “Vamos oferecer aqui nessa unidade um atendimento diferenciado, com uma equipe multidisplinar que vai acompanhar o paciente desde o momento que ele chegar aqui, até o tempo necessário depois da cirurgia”, explica. “Estamos de portas abertas para receber pacientes de todos os lugares do Brasil e do mundo. Quem tiver interesse é só comparecer ao Instituto que tiraremos todas as dúvidas”, destaca XX.

Durante o evento de inauguração, serão realizadas palestras sobre os temas com o médico do hospital Felício Rocho, Marcelo Girundi. Além dele, contaremos com a participação da especialista na área de Acesso ao Mercado e Economia da Saúde na Jonhson & Jonhson MedTech Brasil, Camila Sanches de Carvalho.

A obesidade no Brasil

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies, realizada em 2023, constatou que, atualmente, 56,8% dos brasileiros está com excesso de peso. O dado é a soma das pessoas com sobrepeso e com obesidade, ou seja, com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 25. O percentual chega a 68,5% na faixa etária com idade entre 45 e 54 anos e a 40,3% entre os jovens, com idade entre 18 e 24 anos.


comentários